Entre montanhas e Lagos
Pela manhã, acorda-se sempre cedo para que os nossos participantes possam aproveitar o dia ao máximo. Fomos até á Barragem da Apartadura onde a diversão tomou conta da atmosfera, entre mergulhos, dinâmicas e desportos aquáticos, que sem dúvida alguns os nossos participantes vão levar na memória de cada um.
Estiveram connosco presentes a Marvão Adventure uma agência de turismo Desportivo chefiada por Afonso Melara, fundador da mesma.
“A Marvão Adventure foca-se efetivamente em fazer experiências com componentes naturais e culturais”, disse Afonso Melara. “Queremos que as pessoas aprendam a apreciar a natureza, que eu acho que os jovens, por estarem mais fechados em casa, mais no digital, menos entre eles e menos na natureza, não sabem já aproveitar e desfrutar”, afirma o fundador da Marvão Adventure.
ZER0 WASTE
Após o almoço os participantes, já no Campus do Politécnico de Portalegre, viram o documentário “Segunda Pele” de Tânia Paiva, alumni do Instituto, onde os estudantes foram confrontados com a realidade da indústria de fast fashion.
Seguiu-se uma pequena apresentação do projeto ‘3 Seeds’. da professora de serigrafia, Patrícia Pombo. O projeto baseia-se na produção de vestuário a partir de tecidos e sementes com a filosofia de zero waste.
Ainda no âmbito da dinâmica anterior, os participantes puderam ver o laboratório de serigrafia onde a docente explicou cada detalhe para que pudessem colocar o que ouviram em prática e cumprindo essa missão com sucesso
TESTEMUNHO
«Muitas pessoas não têm noção daquilo que é a fast fashion.»
“Tivemos a oportunidade de fazer de manhã atividades que não fazemos com muita frequência. Pelo menos eu. Estivemos a andar de caiaques, em pranchas de paddle, o que foi bastante divertido e bom para nos conhecermos melhor uns aos outros. Vimos um documentário sobre fast fashion que achei bastante enriquecedor, pois acho que nos sensibilizou para a causa, pois muitas pessoas não tem noção daquilo que é a fast fashion".
Inês Figueiredo, 17 anos, Escola Secundária Marquesa de Alorna, Almeirim.
De olho na foto
Apaixonados por fotografia? Conseguimos responder a esta pergunta depois de ver os participantes da Green Academy a participar com entusiamo no workshop de fotografia dada pelo fotógrafo Ricardo Lourenço. Durante o seu workshop, Ricardo partilhou o seu percurso enquanto fotógrafo, os trabalhos que realizou e algumas das histórias que marcaram a sua carreira.
“O mundo vive muito à base de imagens”, partilhou Ricardo com os estudantes.
Cantos de Portalegre
A última dinâmica do dia foi um Peddy Paper, para dar a conhecer melhor a cidade de Portalegre. O percurso passou por locais marcantes da cidade, tais como a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), a Sé Catedral de Portalegre, a Praça da República, entre outros locais.